Da série “seu trabalho agora é procurar um trabalho” e outras bobagens do gênero

      Há coisas que você não deve e nem precisa dizer a alguém que está procurando por um emprego.

       Vivemos em um tempo onde todo mundo tem uma opinião sobre algo, mesmo que seja um ignorante completo no assunto, para mim, esse é o grande mal do século e agrava os outros tantos que temos. Nos julgamos grandes experts nos mais variados temas, mas esquecemos que cada um tem uma jornada pessoal individual e f***-se que você tenha passado por algo parecido, nunca será o mesmo quando aplicado a outro alguém. Quando se trata de perder o emprego, algo tão delicado como o ganha pão de indivíduos e famílias é ainda mais complicado, e se não há nada construtivo que você possa dizer para apoiar ou ajudar, simplesmente não diga nada, ainda mais quando não for requisitado.

          Se você está nessa situação, desempregado, pela razão que for: cortes em massa, encerramento da operação de seu último empregador, não identificação com a empresa, crise, lucros baixos, busca de novos ares ou desafios, revendo sua carreira, o que quer que seja, saiba que isso é circunstancial e não define quem você é, por mais difícil que possa ser, não deixe que nada ao seu redor diminua seu ânimo ou reduza seu potencial, a sua postura é determinante nesses momentos. Sabe quando nos dizem que se estivermos desesperados as coisas não acontecem? É um pouco disso, pois altera seu humor, que altera seu estado de espírito, que altera sua energia e a realidade ao seu redor.

          A minha ideia aqui não é ditar frases de efeito, mas navegando pelo mercado de trabalho há um tempo, pude fazer algumas observações, e caso possam ajudar, tome para si. E se me dou ao direito de falar, é porque certamente isso tudo tem me ajudado de alguma forma, vamos remar na maré das coisas boas! São pequenos tips do dia a dia, e independente a situação ruim na qual você possa estar, compartilhar o que funciona pode te dar uma sensação de ânimo e quem sabe ajudar a passar este dia, e com muita sorte, o próximo também, e assim por diante 🙂

  • Cuide de sua aparência
person standing on boardwalk
Foto por rawpixel.com em Pexels.com

Faça isso da maneira que você entende ser melhor para você, não é para virar fitness ou algo do gênero. Esteja apresentável para si mesmo, saudável e lidando o melhor possível com a situação, ficar confortável com a imagem no espelho ajuda, não é sobre dietas ou emagrecer, mas olhar para si com carinho e não deixar que uma circunstância “acabe” contigo. Uma boa rotina alimentar, alguma modalidade de exercício (considere rir de memes na internet uma modalidade nesse contexto), cuidados básicos com o cabelo, unhas e pele vão te manter bem e ajudar seu cérebro a entender que você não desistiu de si. Descanse, tenha momentos de preguiça, mas acorde em um horário razoável e viva seu dia o melhor possível. A sua melhor oportunidade ou ideia genial pode estar na fila de frios da padaria, acredite, esteja ok para quando isso acontecer.

  • Faça tudo o que você nunca teve tempo para fazer em função do trabalho
    high angle view of shoes
    Foto por Lum3n.com em Pexels.com

    Faxina no armário, ajustar roupas encostadas, consertar as que precisam de conserto, doar as que estão em bom estado mas não te agradam mais, colocar uma data no famoso “vamos marcar um dia desses”, ir naquela apresentação na escola do filho no meio da semana que nunca rolava pelo trânsito, marcar um café com você mesmo, visitar museus ou ver um filme numa quarta pela tarde, jogar vídeo game, colocar as séries em dia, ufa, haja coisas aqui. Em suma, coloque na sua vida a ordem que estava faltando porque você nunca tinha tempo.

  • Se possível, faça um curso de reciclagem na sua área
    beverage breakfast brown cafe
    Foto por Pixabay em Pexels.com

    Verdade seja dita, a gente trabalha tanto, e é bombardeado por tanta informação que chega uma hora que não sabemos o que estamos fazendo, por mais que estejamos trabalhando em nossa área de especialidade. Precisamos nos reciclar com frequência, tudo é muito dinâmico, ao longo de minha graduação em Propaganda e Marketing, a grade sofreu duas grandes alterações e adaptações, precisamos nos desvencilhar de velhos modelos. Existem diversas modalidades e formatos e valores acessíveis, em diferentes plataformas, um exemplo é a Udemy (não é merchan, juro).

  • Se você pretende mudar de área e tem isso definido, estude e se especialize
    person performing cpr on dummy
    Foto por rawpixel.com em Pexels.com

    Se você almeja uma transição de carreira, dentro da sua área ou fora, comece a estudar a respeito o quanto antes, isso fará diferença. Não espere enviar 500 cvs e não ter resposta para se dar conta de que isso é preciso. Lembre-se, você está uns passos adiante já que tem toda uma experiência anterior, acrescentar conhecimento técnico e acadêmico é a porta de entrada, não tenha receio, vergonha, medo, batalhe por seus sonhos.

  •  Tenha um planejamento financeiro
    woman using space gray iphone x
    Foto por rawpixel.com em Pexels.com

    Não se prive de nada, a mensagem que você envia ao cérebro é de pânico total e você só vai criar mais dessa realidade para si mesmo. Faça as contas do quanto você tem e até onde pode durar, organize de uma maneira saudável e apropriada os gastos, e na medida do possível, tente não se tornar um devedor, as cobranças trarão uma sensação de derrota da qual você não precisa. Há diversos caminhos para você ganhar algum dinheiro enquanto está fora do mercado: venda roupas, acessórios e itens que estão sem uso há mais de um mês, se tá parado sem uso, é apego e não necessidade. Aceite trabalhos temporários, animar festas infantis, atuar em recepções, trabalhar como garçom/garçonete, e diversas outras atividades que você nunca cogitou que remuneram por hora ou diárias, você vai se divertir e conhecer excelentes pessoas. Imagino que um alto executivo nunca faria isso, mas mortais como nós precisam.

  • Encontre formas de monetizar a sua especialidade atuando como autônomo
    photo of women wearing masks
    Foto por bruce mars em Pexels.com

    Você trabalhava em Marketing focado em eventos? Que tal organizar festas sociais? Ninguém saberá fazer isso melhor que você. Você é excelente organizando tudo, sempre impecável? Que tal um freela como personal organizer? Inglês mais que fluente treinado em infinitas viagens ao exterior? Aulas particulares! Cozinha que é uma beleza? Ser chef em jantares particulares e pequenos eventos! Programa, edita e trabalha com web? Não preciso nem dizer, cadê seu conteúdo aqui para conhecermos? Existe sempre alguma forma de monetizar atividades, avise as pessoas próximas sobre o que você tem feito, sempre há alguém precisando e só poderão te contatar se souberem de você. Quem é bom no que faz, faz bem em qualquer situação. Você arrisca minimamente uma diversão e quem sabe a descoberta de uma nova carreira.

  • Procure um novo trabalho sim, se você achar que deve
    adult chill computer connection
    Foto por rawpixel.com em Pexels.com

    Em meio a tanta coisa, procurar por uma nova oportunidade é sim essencial, mas faça isso aliado com outras atividades, não só isso, freneticamente, o dia todo como se não houvesse vida lá fora, você irá fazer mal a si mesmo. Pense que algumas vezes as oportunidades estão onde menos esperamos. E se você encontra uma ex chefe ou um colega da área na fila do mercado? Vai ter sim diferença na percepção da pessoa em relação a você a depender como estiver seu estado de espírito e aparência. Não deixe as pessoas terem objeções para te indicar para uma nova posição. Não se sujeite a encarar algo que você não gosta e não te trará realização imaginando um futuro catastrófico, busque empregos que te tragam propósito e realização.

    Não faça da sua busca por trabalho seu novo trabalho, se possível, invista em uma consultoria, um coaching, um job hunter que possa te ajudar. Até mesmo na internet, de forma gratuita como LinkedIn, canais do YouTube e outras redes sociais é possível conseguir um conteúdo bom de especialistas.

     

  • Tome sol (do astro, a cerveja, o que você preferir), se hidrate e faça terapia
    Chapolin Sincero
    https://www.instagram.com/chapolinsincero/?hl=pt-br

    É importante você tirar um tempo para o autoconhecimento, seja por meio de terapia, ou em uma rodada de cervejas geladas no bar com alguém que você confie e goste, ninguém melhor do que os mais próximos para ressaltar nossas qualidades e isso pode ser muito bem pontuado em seu cv, ou ao sol meditando em um parque, caminhando, o importante é você sair e tomar um ar sempre que possível, ajuda a espairecer e a colocar as ideias no lugar.

       Como eu mencionei, a ideia não é ditar regras, muitos dos tópicos podem até ser clichês, mas são fatos reais, de pessoas reais, aprendidos no dia a dia, esquece o plano ou rotina mirabolante do CEO que acorda que acorda às 4h da manhã, se adapte a sua realidade e faça sua parte, e abra-se para o novo sempre.

Cheers 🙂

Anúncios

2 Thoughts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.