Técnica, que funciona, para colocar em prática as famosas “resoluções de final de ano”!

       Em uma espécie de ritual, que sabe-se lá quem inventou, todo réveillon a gente tende a criar metas e resoluções para o ano seguinte, (nem que seja para esquecer em um arquivo qualquer do computador/smartphone, ou em uma gaveta que só vamos reabrir na próxima faxina de final de ano). Vestimos a carapuça de um general de nós mesmos e ditamos toda sorte de regras que devemos seguir: emagrecer, poupar dinheiro, ler mais, dormir melhor, ver menos TV, comer menos junk food, ufa, uma lista enorme de coisas que almejamos, mas que tendemos a não cumprir. Iamos e convenhamos que agindo dessa forma, estamos acessando memórias da época de infância em que devíamos seguir regras impostas por nossos pais, pela escola e a sociedade em geral e provavelmente agora que somos adultos, podemos nos dar ao luxo de dizer, “foda-se, eu criei as regras e não farei simplesmente porque posso”. Mas, caso a gente resolva cumprir ou seguir aquilo que estabelecemos, existe uma técnica que pode ajudar.

A ideia aqui não é estabelecer quais devem ser suas resoluções e prioridades, algumas listas prontas podem até te ajudar, blogs e bloggers podem te dar insights bacanas, mas só você pode estabelecer o que é melhor para você mesmo, cada um sabe de si. Mas existem técnicas que podem ser aplicadas e nos ajudam a alcançar objetivos e metas anuais, aqui vou trabalhar com a que funciona melhor para mim.

      Eu acredito que um plano bem sucedido precisa estar alinhado com missão e propósito. – “Ai, mas eu não sei qual a minha missão, não posso participar disso!”. Easy, easy.. ser humano, vamos tratar da maneira mais simples possível, pensa comigo: não pode fazer parte de uma meta emagrecer, se por exemplo, você tem planos de viajar e percorrer roteiros gastronômicos, o que seria legal é manter o equilibrio no dia a dia, para poder experimentar todo tipo de comida nova em uma eventual viagem. Pronto, aqui temos um propósito pontual. Isso pode se aplicar a qualquer objetivo, tenha em mente não criar metas que se anulem. E para usar a técnica, você determina a lista do que e qual a quantidade, eu vou usar números hipotéticos.

Vamos ao passo a passo, papel e caneta na mão (ou onde você preferir anotar):

1. Identifique 4 principais talentos ou características:

design desk display eyewear
Foto por energepic.com em Pexels.com

Quando você pensa em si mesmo, quais suas características mais evidentes? O que é a sua cara? Quais são seus 4 maiores talentos? Liste todos e vá eliminando até chegar nos 4 principais. Mas, cuidado, cuidado, tenta fugir das definições que os outros tem de você, lembre-se, você não é percepção que os outros tem a seu respeito!

2. Listar os comportamentos comprovam seus 4 talentos:

person holding blue ballpoint pen writing in notebook
Foto por picjumbo.com em Pexels.com

Qual comportamento que deixa claro seus talentos? Quais ações comuns do dia a dia que comprovam sua característica marcante ou talento? O que faz de você quem você é? Dica: aqui valem sugestões de pessoas próximas, elas tendem a notar aquilo que nos caracteriza por causa da convivência, vale uma pequena pesquisa de campo com quem mais te incentiva na vida.

Feitos os passos 1 e 2 que são a base de todo o planejamento futuro vamos entrar nas resoluções em si, dá para pular estes passos, mas não recomendo, autoconhecimento é importante para estabelecer qualquer meta de longo prazo, como um ano.

3. Listar 4 objetivos pessoais/profissionais/de vida para o próximo ano a partir de hoje, ou 1º de janeiro se você preferir:

pexels-photo-196666.jpeg
Foto por picjumbo.com em Pexels.com

Quais seus principais objetivos para o próximo ano? O que você quer atingir? Onde você quer chegar? Com quem você quer estar? Quais são suas metas como pessoa? Dica: trabalhe o mais próximo possível da sua realidade!

4. Estabelecer o objetivo material/financeiro que você tem para o próximo ano:

Qual seu objetivo financeiro ou material? Qual item material, paupável você quer ter? Qual a sua meta em relação a dinheiro/bens? Existe algo que você quer muito ter? Disclaimer: seja específico, descreva com detalhes, recorte imagens que te lembrem isso, e não sinta culpa! Atrelar metas a um objetivo material é mais fácil para nosso cérebro entender e atrelar a algo prazeroso, vivemos no mundo da matéria e não há problema algum em querer algum bem, independente do valor que ele tem.

5. Agora, vamos elaborar a missão:

balance business cobblestone conceptual
Foto por Pixabay em Pexels.com

Aqui está o principal e o que justifica todos os steps anteriores, tente elaborar em forma de frases, sentenças completas como por exemplo: “Minha missão é elevar minha resiliência a potência máxima, por meio de uma alimentação equilibrada e saudável na maior parte da minha semana, para poder fazer um roteiro gastronômico nas melhores vinículas da Argentina”. Deixe claro para seu cérebro qual é sua meta e como você quer alcançar, assim você trabalha crenças que podem te limitar e dribla as tentações pelo caminho.

Em suma, uma lista corrida de metas, sem estar plugada com objetivos maiores não fará muito sentido conforme as dificuldades do dia a dia aparecerem. Faça das metas passos para alcançar seus sonhos e viva uma vida com propósito.

Isso é o que funciona para mim e que aprendi a partir de técnicas e estudos de diferentes autores como Napoleon Hill, Tony Robbins e mesmo estrategistas da Administração como Kotler e Porter, e cabe a cada pessoa fazer sua adaptação, não é uma verdade absoluta, mas para mim trouxe conquistas bem bacanas, quem sabe não te ajuda?!

Boas festas!

Cheers 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.