Tendências de Marketing Digital para 2019 (Parte 2)

     No texto anterior vimos duas tendências tecnológicas fundamentais para a área de marketing, vamos seguir com mais dois itens que estão em alta e podem ser integrados às estratégias traçadas para 2019.

Claro que nem tudo que é tendência será aplicado de imediato aos negócios, até mesmo porque nem todas as empresas tem infraestrutura, orçamento e nem recursos disponíveis, mas se bem observadas, as tendências dão um norte que pode guiar as outras ações escolhidas, dentro das possibilidades disponíveis. No fim do dia, por mais que a relação estabelecida seja entre empresas, o alcance final é de indíviduos e esses querem diferentes tipos de experiências. Vamos ver mais algumas?!

  • Recursos de voz, fale e alguém (ou algo) te ouvirá

    round grey speaker on brown board
    Foto por John Tekeridis em Pexels.com

Existem avanços consistentes nos últimos anos nas áreas de processamento de linguagem, interfaces de conversação, automação e machine learning que com seus processos de aprendizagem aprofundados permitiram que os assistentes virtuais se tornassem cada vez mais inteligentes e úteis.

Segundo o Google, quase um terço das 3,5 bilhões de pesquisas realizadas todos os dias, são pesquisas por voz agora, com dispositivos de assistente pessoal liderando esse caminho. Você pode ativar o seu 🙂

Como funcionaria isso para nós em marketing? Vamos lá, a pesquisa por voz difere da pesquisa típica em computadores ou dispositivos móveis. Quando você abre o Google em seu navegador e digita sua consulta, verá centenas de páginas como resultado. Não é tão difícil que a sua empresa/marca seja um desses resultados. Já quando você faz uma pergunta para a Siri, ou qualquer outro agente, terá apenas alguns resultados como resposta, isso se em alguns casos não der apenas um único resultado efetivo. Se o seu website é um dos resultados que aparecem, o CTR (click through rate) pode ser muito maior. No entanto, você precisa estar lá rankeado em primeiro lugar, e para isso, adequar sua estratégia de SEO (search engine optimization) para pesquisa por voz é algo crucial.

Existem algumas maneiras de fazer isso, e uma delas é tornar suas frases de pesquisa mais conversacionais (orais) e menos semelhantes a termos escritos, pois muitas vezes, pesquisas escritas são apenas pacotes de palavras-chave. Considere o que seus clientes podem falar, em vez de digitar ao fazer uma consulta. Também faz sentido começar a escrever em um tom mais de conversa para desenvolver um conteúdo que se alinhe melhor com a pesquisa por voz.

  • Vídeos continuam em alta. Sorria, você está sendo filmado!

    apple blur business communication
    Foto por Pixabay em Pexels.com

O vídeo ganha disparado a corrida como meio mais bem sucedido de marketing em 2018 e isso deve continuar em 2019 (e por longa data ainda). Isso faz sentido, considerando que a média de atenção dos consumidores é curta, e a maioria das pessoas prefere assistir a um vídeo do que ler um post. (Por que eu estou aqui escrevendo? Ah, não fico bem em vídeo 😉).

O vídeo ao vivo tem sido uma excelente ferramenta de marketing porque conecta diretamente os consumidores engajados a produtos e serviços. Se você quiser chamar a atenção do consumidor, o local mais provável para encontra-lo é nas redes sociais. Plataformas como o Facebook Live, Instagram Stories e IGTV deram aos profissionais de marketing a oportunidade de estar em face de seu público target. Mesmo no marketing B2B, a transmissão de um evento, de um webinar ou do dia-a-dia da empresa é forte fator de engajamento.

No próximo ano, os feeds de vídeo ao vivo continuarão a explodir, mas o fator chave de sucesso daqui para frente será a originalidade. Um vídeo interativo ou ativação de marketing em vídeo mais imaginativo ou com pílulas de conteúdo que estimulam o engajamento do usuário, superarão rapidamente o vídeo em detrimento de apenas imagens em movimento.

De acordo com a Hubspot, a importância do vídeo não pode ser subestimada. Basta adicionar um vídeo a um e-mail para aumentar a taxa de cliques em um escalonamento de 200% a 300%, e colocar um em uma página de destino aumenta a taxa de conversão em 80%. A empresa tem um blog post bem bacana sobre isso.

Então, certifique-se de não ficar para trás. Analise as atividades de sua empresa e desenvolva a melhor maneira de incorporar o uso de vídeos à sua estratégia. Esta é uma atividade que demandará muito mais criatividade do que qualquer outra coisa.

Qual o preço a se pagar caso minha empresa não queira adotar nada novo e onde tudo se limita ao básico?

      O primeiro talvez seja você buscar novos horizontes, afinal, nenhuma corporação é perfeita, mas desperdiçar seu conhecimento é um preço muito alto para você, mais do que para a empresa em questão. Você não pode ficar preso a um ambiente defasado, não por opção, e na primeira chance, pegue seu banquinho e saia de fininho.

Para as empresas é um risco, ninguém terá tudo disponível e nenhum cenário é o ideal, mas tudo aquilo que a empresa escolher não fazer, haverá outras tantas fazendo e gerando negócios a partir disso, a questão é se adaptar e aplicar o que é conveniente, e cabe ao marketing fazer as propostas. Para ganhar dinheiro é necessário investir dinheiro, e aquilo que não é investido em digital hoje, será necessário investir em patrocínios, propaganda massiva e estratégias de contenção no futuro. “Ah, mas você só diz isso por ser sua área!”. Não, longe disso, um mercado global e conectado exige respostas globais, conectadas, instatâneas e personalizadas, e temos inúmeras empresas operando neste modelo, o próprio Google, Amazon, entre tantas outras.

Seguiremos trazendo os temas mais atuais possíveis em relação as tendências, a busca pelo conhecimento e pela melhor estratégia nunca pode parar.

Cheers 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.